One Day PICC 2018

17/set/2018
Notícias

O desenvolvimento da terapia intravenosa em neonatologia desafia o profissional de saúde a buscar, cada vez mais, a excelência técnica e científica.

A utilização de cateteres centrais de acesso periférico (PICC) tornou-se vital para os bebês prematuros e para os que demandam de cuidados intensivos.

Esta tecnologia não está isenta de complicações, que podem ser evitadas através da adoção de boas práticas de inserção e manuseio de cateteres.

Para a troca de experiência e discussão desses temas, em busca das Melhores Práticas na Inserção e Manutenção de PICC, foi criado o One Day PICC. A primeira edição do evento, organizado pela CEI, reuniu 160 profissionais de Terapia Intensiva Neonatal do Brasil inteiro no dia 17 de outubro de 2018, no Centro de Convenções do Hotel Transamérica Prime International Plaza, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Foi um dia inteiro de confraternização, aprendizado e troca de experiências, que ficará marcado na memória dos participantes.

A Dra. Roseli Calil, Neonatologista da Divisão de Neonatologia e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do CAISM/Unicamp, falou sobre o Planejamento do Acesso Venoso; Prevenção de Infecção na Corrente Sanguínea; Manejo do Cateter na Suspeita da Sepse; e Monitoramento e Indicadores de Desempenho.

Boas Práticas na Inserção e Manutenção de PICC foi o tema abordado pela Enfermeira Cristiane Sanches, Supervisora de Enfermagem da Divisão de Neonatologia do CAISM/Unicamp.

O Neonatologista Jamil Pedro de Siqueira Caldas, Professor Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, apresentou o tema Prevenção de Hipotermia em Recém-Nascido, e compartilhou o seu estudo para avaliar a efetividade de um programa de medidas para prevenção de hipotermia à admissão em recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso.

O programa também contou com a presença de um convidado internacional, o Enfermeiro Francisco Javier Morena, Supervisor da UTI Neonatal do Hospital Carlos Haya de Málaga, na Espanha, palestrou sobre Segurança em Nutrição Enteral.

Na parte prática do evento, foram montadas as estações de trabalho: Seleção de Materiais; Preparo da Pele; Punção do PICC; e Cuidados. Doze grupos de 20 integrantes, se alternaram nas 8 estações (2 de cada tema). Enfermeiras do CAISM da Unicamp e da equipe técnica da CEI orientaram os participantes em todas as etapas do workshop.

Nossos sinceros agradecimentos a toda equipe organizadora, equipe técnica, profissionais da Unicamp e, principalmente aos participantes que contribuíram de forma valorosa para o sucesso do evento, que deixou a todos com um gostinho de “quero mais”.

Outras notícias

Hemo 2018

Na última edição do HEMO, o CEI Group, mais uma vez, marcou presença promovendo atividades científicas importantes. O stand foi ponto de encontro de amigos e clientes durante todo o evento. Destaque para o espaço dedicado à apresentação do novo equipamento para imunohematologia, que despertou enorme interesse.